sábado, 10 de dezembro de 2011

Rockumentário quase pronto + VÍDEOS

Abaixo, matéria publicada na edição deste final de semana na coluna Gente & Negócios do jornal O Correio, de autoria do jornalista Carlos Dickow Jr.

Já nas bancas! Leia online e depois compre o jornal ;)

Rockumentário quase pronto

Já está em fase final de gravações o documentário que vai resgatar a história da cena rock cachoeirense e mostrar o seu momento atual. O diretor do filme – que ainda não tem título – Marcelo Demutti, sócio da produtora de imagens Vinttage e radicado há 12 anos em Porto Alegre, estará na cidade no próximo final de semana para a última etapa de captação de entrevistas com personalidades do meio roqueiro. Até agora, foram mais de 30 entrevistados que marcaram a cena local desde os anos 80 até os dias atuais.

Um personagem de extrema importância para que o roteiro não fique incompleto já deu o seu depoimento para o filme: trata-se de João Torrel Medeiros, radialista da Vale 1520 AM – integrante do Sistema Fandango de Comunicação – que foi o pioneiro na imprensa musical cachoeirense, apresentando programas especializados nas rádios Fandango e Cachoeira e escrevendo coluna em jornal justamente sobre rock nos anos 80.

Ferrony, Torrel e Demutti: lembranças dos anos 80
Torrel, como é mais conhecido, resgatou estórias do tempo da banda Os Jovens, uma das primeiras a flertar com o rock em Cachoeira: “Eles eram considerados uma bande de baile, e houve uma dissidência no grupo que deu origem a banda Apocalipse, liderada pelo Ari Santos Filho, hoje na Runas”, recorda. Algumas características do público de 25 anos atrás permanecem intactas, mesmo com as mudanças de geração, segundo o radialista: “Naquela época vinham tocar nas boates e clubes de Cachoeira muitos conjuntos de Lajeado, Santa Maria e Porto Alegre, mas só eram bem aceitos se tocassem grandes sucessos das rádios, o pessoal que ia aos shows não gostava muito de grupos com repertório próprio”. Na outra ponta do enredo estão os jovens da banda de thrash metal Rotten Filthy, os cachoeirenses que mais fizeram shows fora da cidade até agora em 2011, somando dez apresentações até o momento. 

Machine e Maniac, da Rotten Filthy, na mira da câmera
Trabalho tem sido prazeroso

Entrevistados pelo produtor executivo do documentário, o jornalista Alessandro Ferrony – que conduz todas as entrevistas – o baterista Guilherme “Machine” e o guitarrista Douglas “Maniac” traçaram um panorama do que acontece hoje em dia no meio, ressaltando os planos da Rotten: “Acabamos de lançar na internet um EP com cinco músicas, e em breve pretendemos fazer o mesmo lançamento em CD, além de fazer muitos shows pros nossos fãs e público em geral”, revelou o baterista.
Para Demutti, o trabalho tem sido prazeroso e gratificante: “Eu e o Ferrony só temos encontrado pessoas dispostas a falar sobre o passado e o presente com muita alegria e intensidade. Muitas vezes pensamos que seria uma entrevista curta, mas nos surpreendemos e o papo durou horas, como quando chegou a vez do diretor do Sistema Fandango de Comunicação, Pedrão Germanos, ser entrevistado. Ele falou da experiência dele com rádio, trouxe de volta as estórias do programa que ele tinha na 102 FM, o Antena Ilegal, que a gente ouvia e ao mesmo tempo gravava as músicas em fitas cassete. Foi muito emocionante”.

Assim que as entrevistas em Cachoeira forem encerradas, Demutti parte para as filmagens com figuras que fizeram a história do gênero musical na cidade e que hoje residem em outros municípios.

Confira agora vídeos das entrevistas com João Torrel Medeiros e Rotten Filthy:









No post abaixo, a diagramação original ;)