quinta-feira, 16 de junho de 2011

Minha Discoteca - Ferrony

Acharam que a Minha Discoteca não ia rolar essa semana, né? Rá! Jura... Dessa vez quem fez a sua listinha foi o Ferrony, gordinho pintadinho que só anda de camiseta de banda até hoje, o lóki pensa que tem 16 anos... é, é um caso perdido mesmo... Tsc, tsc... é... pobre família...

Fê Honey no último verão em Cachoeira, posando para a revista Linda

Primeiro álbum que comprou: RPM – Rádio Pirata Ao Vivo (em vinil), Ultraje A Rigor – Sexo! (em K7) e Jane's Addiction – Ritual de lo Habitual (em cd). O do RPM eu tava vendo a banda dar entrevista pra Maria do Carmo no Jornal do Almoço, iam tocar em POA no mesmo dia. Me deixei influenciar pela mídia pela primeira vez na vida e saí procurando dinheiro pelos cantos de casa pra assim que abrisse a Grazziottin (que tinha seção de discos) ir lá e comprar o meu. Isso em 1985. O do Ultraje foi na Look Som, onde hoje funciona uma loja de artigos evangélicos, uma salinha ao lado da Igreja Universal, na Julio, que na época era a casa do padre Penna (ou seja, o endereço sempre foi abençoado). Lá trabalhavam o negão Jeremias e o Rivelino, filho do dono do hotel. Antes de comprar essa do Ultraje original eu comprei muitas fitas piratas, era normal na época os caras colocarem bem à mostra nas lojas, sem estresse. Mas original foi essa fitinha do Ultraje mesmo, isso em 1987. Já em 1993 comprei meu primeiro cd, edição alemã do álbum mais famoso do Jane's Addiction, via Alemão do Galaxy que na época era o Alemão da Branca de Neve. O encarte era diferente da edição americana, era um livreto tipo uma novena, muito doido.



Primeiro álbum que ganhou: Em vinil foi essa coletânea aí da primeira foto que eu imaginei que teria que eu mesmo fotografar o disco que tenho até hoje pra postar aqui, mas achei no Google a capa. Se eu não estivesse com preguiça e pressa ao mesmo tempo (???) teria como precisar o ano com certeza, mas arrisco 1983, com pouca chance de erro. Ganhei de dois primos de Viamão que vieram me visitar em Cachoeira e trouxeram esse vinil de presente, coletânea chamada Danceteria, da Rádio Cidade, com hits dos Titãs, Barão, Lobão, etc. Em K7 foi O Papa É Pop, dos Engenheiros do Hawaii, de aniversário, não lembro o ano, mas foi no mesmo mês que foi lançado. E em cd foi O Canto da Cidade, da Daniela Mercury, porque quando fiz 15 anos ganhei um 3x1 da Sony e vinha esse cd de brinde, não tinha como escapar!




Primeiro álbum que baixou: Não me lembro, quando inventaram o Napster, primeiro programa que usei pra baixar músicas acho que só dava pra baixar músicas avulsas, ainda não tinha como fazer downloads de arquivos mais robustos. Eu não curtia baixar álbuns, só músicas em separado, hoje meu gosto é ao contrário. E preferia usar o Audio Galaxy pra fazer isso, melhor programinha que já teve pra isso.

Álbum que te fez virar fã de rock: Posso estar sendo injusto com a minha memória, mas que eu me lembre foi o Appetite For Destruction, do Guns. E de banda nacional o Que País É Este, da Legião. Na época desses discos as rádios faziam o cara virar fã de rock mais do que os álbuns. Hoje em dia...


Último álbum que comprou: Os Pedrero – Sou Feio Mas Tenho Banda!... Pra vocês verem que merda, o que é botar dinheiro fora, tsc, tsc...

Último álbum que ganhou: Bestial – Final Presage. Ganhei do Phill, da Ashes, aquela vez que ele tocou e atacou de DJ e dono de banquinha de produtos underground no Galaxy. Lembram?

  
Último álbum que baixou: Morgoth – The Eternal Fall. Isso é banda de retardado que já tem cabelo branco. Eu tinha um outro cd do Morgoth que era uma capa roxa e amarela, eu acho, e esqueci o nome. Era desse que eu tava atrás mas não achei, então baixei o The Eternal Fall. Não façam isso em casa. Vão baixar Beeshop ou Tristania, rsrsrsrsrs...

  
Álbum que daria para converter um emo em headbanger: Não adianta querer fazer isso utilizando um disco muito brutal ou radical, não dá certo. Tem que ser uma coisa gradual. Se o cara escuta Hevo84 ou Fresno, oferece um Skid Row, com baladinhas tipo “18&Life” e “I Remember You”. Se o rapaz já é mais na linha Dance Of Days, mete um AC/DC antigo, tipo Back In Black, ou um Alive do KISS, pode ser o segundo. Não adianta querer largar uma bigorna na cabeça de uma criança, tem que ser na manha do ganso.




 Álbum que daria pro seu pior inimigo: Nenhum. Mas se a pergunta fosse “Qual álbum tu acha que é maior merda?” Daí a resposta é: todos dos r*****s (não vou emporcalhar o post com o nome dessa “banda” ou com qualquer imagem correspondente), evidente. Não limparia a minha bunda com os encartes.

Se tivesse que ficar só com um álbum da sua coleção, qual seria? Não considero os álbuns baixados, só os físicos (cd ou vinil). Bem, já botei milhares fora, ainda tem alguns milhares. Destes, talvez escolhesse o Somewhere Between Heaven & Hell, do Social Distortion, que comprei em 1992 e ouço até hoje em diversos momentos. Não tenho certeza, mas muito provavelmente seria este.