sexta-feira, 27 de maio de 2011

Eu quero ver o oco: o dia que o forrócore sacudiu os engenhos

Para motivar ainda mais a galera pro show de amanhã, um testemunho do nosso amigo Ferrony, que esteve no primeiro e histórico show dos Raimundos em Cachoeira do Sul, há quase 12 anos:

"Lembro como se fosse hoje: Era agosto de 1999, os Raimundos gozavam do status de maior banda brasileira de rock do momento e tocariam pela primeira vez em Cachoeira. A boataria sobre a possibilidade do evento ser cancelado era o assunto da cidade e deixou muita gente nervosa. A boate se chamava Detroit e pra entrar no show tinha que passar por dentro dela, porque na realidade a festa foi numa área do antigo Engenho Roesch. 

Cachoeirenses no show dos Raimundos na Detroit/Engenho Roesch em 99: (em pé, da esq. p/ dir. - não identificado, Pepe, Capacete, Asinha, Figueiró, Alemão Degas, Beiço, Guilhermino, Jacques e Pedrada) (agachados, da esq. p/ dir. - Lucas, Mateus, Ferrony, Bugio, Luís Alberto e Ricardo)

Os Bombeiros não queriam liberar o local, o problema era com um desnível que tinha no piso, com umas vigas do telhado que depois reforçaram e com dois motores elétricos que não deveriam estar lá na hora da apresentação. Também queriam que fosse colocada uma escada próxima a uma saída de emergência. Os promotores do evento chegaram a atender essa exigência, mas na hora tiraram porque achavam que poderia facilitar o acesso da galera ao palco. 
Raimundos em 1999: Canisso (bx), Digão (g), Fred (bt) e Rodolfo (vocal)
Enfim, com todas essas tretas e mesmo sem a autorização dos Bombeiros e da Smic, o show acabou rolando por conta e risco dos contratantes. A galera formou filas desde cedo, mas só liberaram a entrada já na madrugada. Era lindo ver aquele mar de gente vestindo camisetas pretas gritando o nome da banda em frente a Detroit, os fãs de toda a região vieram em peso conferir. Depois de tanta apreensão, os Raimundos subiram ao palco e debulharam com um repertório baseado no álbum da época, Só No Forévis, mas não esqueceram dos primeiros sucessos e das músicas menos comerciais. 

Álbum que a banda estava divulgando na época
Foram mais de duas horas de show, uma porrada do início ao fim. Quem foi não esquece e quem não foi se arrepende bastante, mas agora haverá esta segunda chance de conferir a banda mais importante da cena nacional dos ano 90 outra vez em Cachoeira."